sexta-feira, 5 de maio de 2017

O Jornalismo à Serviço da Mentira - Reforma da Previdência

Nos últimos dias as grandes TVs brasileiras descaradamente se venderam ao mercado financeiro. Não que já não fossem vendidas, mas é que agora não se preocupam em esconder.
De forma canalha e irresponsável elas passaram a defender a "des-reforma" da previdência sem dar o direito de debate contrário sobre o tema.

A grande carta na manga dos defensores da "des-reforma" é a de que SERVIDORES PÚBLICOS GANHAM 10 VEZES MAIS QUE OS DA INICIATIVA PRIVADA E CONTRIBUEM MENOS PARA A PREVIDÊNCIA.

Porém essa é uma meia verdade.

Quando as TVs Globo, Record, Band e SBT, trazem essa informação, generalizam de forma canalha e irresponsável todo um grande conjunto de categorias que tem entre elas um abismo de diferenças.

Elas não dizem por exemplo QUAIS AS CATEGORIAS ESTÃO NESSA CONDIÇÃO, e nem quais poderes detém esse poder todo.

No Brasil, existem Legislativo, Executivo e Judiciário.

Qual desses três poderes você acha que a informação que as TVs passam se encaixa como uma luva?

Judiciário e Legislativo.

Porém, não se dá nomes aos bois neste incoerente, para não dizer sujo, universo do jornalismo.

Passa-se a impressão ao povo que TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS são vampiros que não trabalham e ainda são sustentados por trabalhadores honestos.

Há uma meia verdade nisso, já que acima dissemos justamente isso, que se tratam de meias verdades, que não formam o quadro todo, porque o que você deveria ver no que depender deles permanecerá debaixo da cortina.

O poder judiciário é o que mais ganha, o que menos produz. isso é uma verdade.

A polícia legislativa foi favorecida na reforma da previdência, pois com salários enormes vão se aposentar com idade mínima de 55 anos, mas agentes penitenciários que ganham menos aposentarão com 65.
A desculpa para favorecer a polícia legislativa: o risco que a profissão deles proporciona. Mas a mesma regra não se aplica aos agentes penitenciários?
Não.

Merendeiras, faxineiras, garis, administrativos da área da saúde e educação, guardas municipais, etc, ganham salários que muitas das vezes não atingem nem mesmo 2 mil reais, ( alguns casos como o meu pessoalmente não está atingindo mil reais, se é que você está interessado em saber ), mas são colocados na mesma peneira quando se fala do PODER MALIGNO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.

Militares ganham uns dos maiores salários e no caso de oficiais, estes passam suas aposentadorias para suas filhas, que se não casarem poderão viver sem trabalhar e continuar recebendo essa aposentadoria até morrer.
Há casos de filhas de oficiais que tem seus esposos mas não oficializam a união para não perderem a mamata.
Dia desses, surgiu um burburinho de que havia uma senhora morando na Suíça sendo sustentada por aposentadoria de seu falecido pai. Ela é casada, mãe de duas linda filhas mas, perante a lei brasileira, é solteira e portanto desamparada, e precisa ser sustentada por uma aposentadoria vitalícia.

Não quero aqui, generalizar, pois cairia na mesma desgraça que os canalhas que critico aqui.

Cito aqui de modo pessoal, o caso de meu pai que dedicou sua vida a servir na Aeronáutica. Nunca teve uma mancha em sua carreira. Sempre que questionado por companheiros mais chegados, sobre as promoções que nunca chegavam, ele sempŕe respondia: "não vou correr atrás disso não, a hora que tiver que vir, virá".
Durante anos trabalhando no setor do DAC ( Departamento de Aviação Civil, substituído pela atual ANAC ), nunca aceitou favores, peitas, nem bajulou ninguém, para se favorecer.
Foi para a reserva no cargo de sub-tenente, sem ganhar a famosa aposentadoria milionária que a grande maioria das pessoas pensam ganhar a maioria dos militares.
Mas, quando adoeceu do coração, a Aeronáutica simplesmente NÃO AUTORIZOU SUA CIRURGIA PORQUE NÃO QUERIAM PAGAR ANTES QUE TODAS AS FORMAS DE TRATAMENTO FOSSEM ESGOTADAS. Ele trabalhou e contribuiu a vida inteira com suas obrigações, mas ficou sendo jogado de um lado ao outro durante três anos.
Seu erro?
Não acionar a justiça, pois na sua ingenuidade continuou crendo que a Aeronáutica era uma instituição séria.
O fim desta história?
Um médico do SUS, ao saber do caso, e sabendo que ele poderia morrer a qualquer momento, bastasse um leve esforço físico, se prontificou em operá-lo.
Morreu na mesa de cirurgia. Não resistiu a tentativa desesperada de um médico que é um dos heróis anônimos no meio de uma categoria também muito mal falada.

Há militares que estão no mesmo barco que nós, meros mortais, e também policiais, professores ( este últimos acusados de serem comunistas gananciosos que não trabalham e querem ganhar mais ).

Há os funcionários dos milionários bancos privados, que não tem seus direitos recolhidos, já que estes bancos estão entre os que mais devem à previdência, mas que quando são forçados a realizarem uma greve para tentar arrancar uma mísera migalha dos seus patrões, são taxados de "vagabundos que ganham bem e não trabalham".

É este o jogo dos grandes canais de comunicação: separar o povo, jogar trabalhador contra trabalhador, e continuar ganhando.

Quem são estes JORNALISTAS que trazem todos os dias estas mentiras a nossos lares?
Jornalistas do tipo de Boris Casoy, aquele que disse atrás das câmeras que "garis são o último degrau da escala do trabalho", os infelizes que não deveriam sequer ter o direito de desejar um feliz natal.

Os Bonner da vida que se acostumaram a ser celebridades que frequentam as ilhas das revistas e que se utilizam de redes sociais para humilhar pessoas comuns que se arriscam a fazer a mínima crítica a algum de seus comportamentos.

O jornalismo se tornou um mar de lama, fétida, nojenta, e que infelizmente está matando aqueles que realmente querem fazer da profissão do jornalista uma profissão decente.

Nesta profissão, os honestos e íntegros não tem espaço. São engolidos por crápulas, canalhas, incompetentes que estão em certos lugares porque foram indicados e colocados por figurões da política ou do dinheiro.

Mas a verdade há de prevalecer!

Um dia ela sairá a luz do dia.

Não podemos viver no eterno, deixe como está para ver como é que fica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário